SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização de sites, blog ou loja virtual para mecanismos de busca, de modo que a sua página na web consiga um bom posicionamento no ranking dos buscadores.

Todo mundo que tem um site (blog, loja virtual, portal…) ou que está montando o primeiro projeto já ouviu falar dessa Sigla: SEO. Apesar de o Google não deixar muito claro quais são os exatos critérios de busca e qual o peso de cada informação dentro do seu site para o rankear melhor em uma determinada busca, o uso das técnicas de SEO na construção do seu site são essenciais para que as pessoas encontrem sua informação. Do contrário, é como abrir uma loja no porão da sua casa.

A partir do seu posicionamento no Google por exemplo, seu site pode ser encontrado mais facilmente pelas pessoas que usam esse buscador (99% das pessoas) e assim, ser mais acessado e visitado.

Então, existem técnicas que deixam o seu site da melhor maneira possível para a navegação dos usuários e para convencer os motores de busca a colocarem seu site ou blog no topo das respostas de busca.

Mas fique atento. NENHUMA técnica pode comprometer o conteúdo da sua informação. Nenhum robô de busca é mais importante que o usuário ou cliente que está lendo sua informação.

 

Quais técnicas de SEO são importantes para rankear bem o meu site?

• Elaborar uma boa estratégia de palavras-chave. As palavras chaves ou Keywords são os termos que os usuários vão digitar no campo de busca do Google. Defina quais os termos mais relacionados com o seu negócio para usar na sua página;

• Produza um conteúdo interessante para o seu público. A base do SEO continua sendo a relevância;

• Vá além do superficial para o seu conteúdo se diferenciar em meio aos outros. Aprofunde nos temas, com informações bem completas;

• Jamais copie conteúdo. Os motores de busca identificam conteúdos plagiados e penalizam a sua página;

• Crie uma hierarquia do seu texto com títulos e subtítulos. Além de ficar mais claro para o usuário o Google usa essa técnica para compreender melhor qual o assunto da sua página e os tópicos abordados.

• Classifique esses títulos e sub-títulos com H1, H2, H3, etc. Essas classificações vão orientar o Google e mostrar qual a estrutura do seu texto.

• A Meta Descrição é outro fator importante para o bom rankeamento nos motores de busca, pois funciona como um cartão de visitas para o seu site, assim como o título. É aquele pequeno texto descritivo que aparece nos resultados de busca de cada site no Google.

• URL amigável – A URL nada mais é do que o endereço eletrônico de acesso do seu conteúdo. Uma URL amigável é um endereço fácil de ser compreendido para quem lê. Evite URLs muito longas e se for possível use a palavra-chave no endereço. O endereço: agenciaimagon.com.br/SEO é muito mais fácil de ser decorado do que agenciaimagon.com.br/seo-o-que-eu-preciso-fazer-para-tornar-meu-site-bem-rankeado-no-google por exemplo.

• Imagens destacadas e ao longo do texto devem receber nomenclatura e de preferência conter a palavra-chave específica do post também.

 

Essas são algumas dicas básicas sobre SEO que são um princípio básico para qualquer trabalho bem elaborado de SEO.