Ao contrário das redes sociais, com um site próprio você é quem da as regras e determina suas estratégias

No início deste século, muitos sites grandes, incluindo agências de publicidade, abriram mão do seu próprio site para manter suas informações e conteúdos somente no Facebook.

Na época, parecia ser uma estratégia sensata. O Facebook era um grande canal de audiência e poupava um grande trabalho de manutenção dos sites.

Porém, não foi uma decisão muito inteligente. Basicamente por causa de uma variável.

A rede social é uma casa emprestada. É uma audiência emprestada. Seus clientes, que compram seu produto ou serviço na rede social, estão fazendo isso usando uma casa que não é sua.

É como se vc estivesse expondo uma peça em um museu. Vc pode até ter certa audiência. Mas a grande parte das pessoas que ali estão, não estão exatamente por sua causa e, para piorar, o museu não é seu. O Diretor desse museu pode determinar, da noite para o dia, que sua peça não está mais atraindo e te mandar para o porão.

As redes sociais funcionam mais ou menos assim. São muito importantes, obviamente. Mas não substituem seu site próprio.

Abaixo, listei 3 fatos que, mesmo que você esteja presente em várias redes sociais, são muito relevantes para você manter seu site próprio no ar. E, caso não tenha, produzir um.

🏘️ Minha casa, minas regras | No seu site vc não corre o risco de algum algoritmo não apresentar suas informações para seus clientes.
🧐 Informação de fácil acesso | Você já tentou encontrar alguma informação na sua timeline? Mesmo que seja do dia anterior? Muitas vezes as informações se perdem rapidamente nas redes.
🚀 SEO | Uma vez publicado no seu site, essa informação poderá ser acessa sempre que preciso e trará sempre uma audiência exclusiva do seu negócio. E, você pode (deve) criar um canal de contato com esses possíveis clientes.
Existem vários outros motivos para vc ter seu próprio site. Porém, hoje vamos parar apenas nesse trio que por si só já é suficiente.