O que você precisa saber antes de qualquer coisa é que uma estratégia de marketing é importante para qualquer negócio. Uma plano de marketing bem feito interfere diretamente no resultado de vendas e no sucesso de um empreendimento. Independente do segmento.

Entretanto, existe uma estratégia adequada para cada empresa. Entre várias possibilidades, o Inbound Marketing é, sem dúvida, o mais assertivo atualmente. Além de ser uma ótima estratégia, tem também o melhor custo x benefício em relação a outras ações de publicidade e marketing.

 

Afinal, o que é Inbound Marketing?

É um estratégia de marketing que usa o caminho inverso ao tradicional para atrair o cliente. Ao invés de você caçar o seu cliente, como é feito no marketing tradicional, no inbound é o cliente quem te procura.

O Inbound Marketing visa oferecer algum tipo de conteúdo que o seu cliente procura e direcioná-lo com conteúdos essenciais até o momento da compra. Ou seja, através dessa estratégia é possível alcançar um público muito mais segmentado e assertivo para o seu negócio.

Se antes, com as mídias tradicionais era preciso interromper a informação de interesse do consumidor, que muitas vezes não está interessado em seu produto, hoje é possível que ele chegue até você espontaneamente, no momento chave para a venda.

Faça um experimento: Interrompa uma criança quando ela estiver vendo um filme ou um desenho e fale sobre algum produto. Uma geladeira por exemplo. E explique a essa criança que assim que eram as propagandas no “passado”. A reação da criança parece meio óbvia né?

Por isso o inbound marketing é assertivo e foca no interesse do seu público.

Etapas da estratégia de Inbound Marketing

1. Atrair

Com um conteúdo relevante que pode ser publicado através de blogs, redes sociais e outros canais, aproxime seus clientes com conteúdos relevantes de acordo com o segmento do seu negócio. O canal que você irá usar para propagar esse conteúdo vai depender do tipo de conteúdo gerado, que pode ser: texto, áudio, vídeo, infográfico, etc.

2. Converter

Para obter mais informações sobre o público interessado em seu conteúdo, transforme-os em leads, através de formulários, landing pages e call-to-actions.

3. Fechar

Esse é o momento de dedicação aos potenciais clientes, que apresentam algum tipo de interesse em solucionar suas demandas com o produto ou serviço ofertado pelo seu negócio. Nessa etapa, é feito o contato para a venda propriamente dita.

4. Encantar

Fidelize o seu cliente através de relacionamento. Conquiste sua confiança, ofereça suporte e sempre acompanhe suas necessidades. Dessa forma, além de encantar o consumidor, sua empresa pode ser recomendada por ele.

 

Quer saber mais sobre essa estratégia e aplicar em seu negócio? Entre em contato com a gente.